A gordura localizada no abdômen é implacável para quem falhou no cuidado com a dieta e ainda deixou os exercícios físicos de lado. Correr atrás do prejuízo é difícil, mas não impossível. Se diminuir a gordura localizada no abdômen é sua meta, alguns alimentos podem ajudar: eles aceleram a queima de gordura e combatem o ganho de peso. Mas, nada de deixar a prática de exercícios de lado! Veja a listinha e providencie nas próximas compras:
Chá verde
Além de interferirem no sistema nervoso central, aumentando a velocidade do metabolismo e a temperatura corporal, as xantinas (cafeína, teofilina e teobromina) elevam a mobilização de gorduras estocadas. Os polifenóis, também encontrados no chá verde, eliminam radicais livres, o que acaba reduzindo a oxidação de gorduras. Tome uma xícara de chá 30 minutos após as refeições.
Azeite
A ingestão diária evita a formação de gorduras na região da cintura por causa das gorduras monoinsaturadas. Três colheres de sopa por dia do alimento cru são suficientes para colher os benefícios.
Abacate
Justamente pela sua alta concentração de gorduras benéficas, que promovem a saciedade por mais tempo, o abacate ajuda a reduzir o peso. Embora com alta concentração de calorias, o abacate é rico em gordura monoinsaturada, que auxilia na redução do pico de insulina, hormônio que desencadeia o armazenamento das calorias extras sob a forma de gordura localizada. Recomenda-se comer só três colheres de sopa em dias alternados.
Óleos funcionais
Atuam no metabolismo das gorduras, aumentando a quebra dos ácidos graxos para produção de energia e, consequentemente, diminuindo as reservas de gordura do nosso corpo.O óleo de cártamo e o óleo de coco agem também na aceleração do metabolismo. Já o óleo das sementes de gergelim ameniza o armazenamento de gordura corporal através da inibição da enzima fosfodiesterase.
Alimentos probióticos
Alguns lactobacilos fabricam um tipo de gordura, o CLA (ácido linoléico conjugado), que diminui o porcentual de gordura. Eles também equilibram a flora intestinal. Pesquisas apontam que a absorção inadequada de gorduras no intestino, que ocorre nas pessoas com flora comprometida, pode causar aumento de peso.
Frutas vermelhas
As frutinhas vermelho e arroxeadas (framboesa, amora, morango, cereja, jabuticaba, melância e uva roxa) têm em suas cascas substâncias fotoquímicas antioxidantes, como a antocianina, que mantém o sistema circulatório eficiente, melhorando a irrigação dos tecidos e, por consequ6encia, ajudando na queima de gordura abdominal. Coma sem adicionar açúcar
Peixes e frutos do mar
Por serem ricos em ômega-3, um ácido graxo essencial, desinflamam as células de gordura, atuando no controle do problema. Também aceleram a transformação da glicose em energia, impedindo que ela seja estocada sob a forma de gordura. O ideal é comer pelo menos três vezes por semana.