3

10 coisas malucas que você pode fazer com Som

Aqui estão algumas das coisas mais loucas que você não sabia que poderia ser feito com o som...

O som tem um conceito muito simples: objetos fazem barulhos e você escuta com os seus ouvidos. Mas as ondas sonoras podem ser usadas para fazer coisas incríveis, alguns até têm aplicações práticas da ciência, arte e medicina. Aqui estão algumas das coisas mais loucas que você não sabia que você poderia fazer com o som.
 Criaram o que eles chamam o quarto mais silencioso do mundo, que eles usam para testar o ruído de baixo nível (o zumbido de uma lâmpada, por exemplo). As paredes são completamente  absorvente, e o nível de ruído foi medido em -9 decibéis, o que você vai notar é que é potencialmente muito abaixo para a audição humana, pois está nos negativos. É tão quieto que você pode ouvir seus próprios órgãos internos. Esse tipo de privação sensorial faz com que todos os seus outros sentidos aumentem, mas também pode fazer coisas estranhas para o corpo e a mente. (Depois de passar um longo tempo na câmara, há uma chance de você também desenvolver esquizofrenia ou adquirir a capacidade mutante para saborear as cores.) Por isso, o maior tempo que alguém já ficou na sala é de 45 minutos, antes de sucumbir possíveis alucinações.

Escondê-lo
  Suponha que você estivesse acampando em frente ao lago de outro acampamento. Durante o dia, você pode vê-los ter uma grande festa que não convidá-lo, mas você não pode ouvir a música. Entretanto, à noite, você consegue ouvi - lós relatar todas as suas histórias de fantasmas fogueira e conversas, mesmo que eles estejam tão longe que você não podia ouvir aquela festa mais cedo. O que ocorre? Este fenômeno ocorre quando o som muda de direção ondas (refratar) com base em mudanças de temperatura no ar. Durante o dia, as ondas de som se propagam para cima devido à temperatura mais baixa acima do solo. Isso cria uma " Zona de sombra "onde você está - as ondas sonoras estão, basicamente, voando sobre sua cabeça. Porque o som é baseado em mudanças de temperatura, isso acontece no mar também, e os pilotos submarinos podem usar "zonas de sombra" a seu favor para se esconder de radar (e monstros do mar).

Armar-se

Como seres humanos, temos a tendência de transformar qualquer coisa que se possa imaginar em uma arma. É por isso que nós fizemos uma arma de som. O Dispositivo Acústico de Longo Alcance é tipo um “gadget”. Parece um foco de luz escura, mas é capaz de disparar um "feixe" de som em um alvo de centenas de metros de distância. O feixe emite até 150 db, o que diminui a distância. A arma pode ser usada para controle de multidões e para quebrar tumultos, já que a potência máxima de som (supondo que você está de pé direito na frente dele) é o suficiente para causar dor debilitante grave, bem como danos permanentes. Em uma nota mais positiva, esses dispositivos têm sido usados ​​em navios de cruzeiro da Europa para afastar os piratas somalis. Que, finalmente, prova que gritar tão alto quanto você pode é a forma mais eficiente para resolver uma disputa.


Faça a arte

Há, na verdade, uma maneira que você pode perceber ondas sonoras. O método simplesmente requer a transferência das ondas em um meio visível. Se você fosse  oscilar um prato coberto em pequenas partículas (como areia), você verá que as ondas sonoras criam padrões, que pode ser usado para fazer arte simétrica incrível. O estudo destes padrões é chamado Cymatics. Um dos primeiros observadores desta curiosidade natural foi Galileu em 1632, que ficou surpreso ao descobrir que as partículas em uma placa, formava linhas paralelas quando raspado com um formão, que produziu um som sibilante. 

Matar alguém

Teoricamente, é possível ser morto por pressão do som, mas não da maneira que você pensa. Se uma explosão é grande o suficiente, ele pode criar o que é chamado de sobre pressão de explosão, que é o aumento súbito da pressão atmosférica que normalmente segue uma enorme explosão. Isso também provoca um barulho incrivelmente alto, que você provável nem ouviria porque seus tímpanos teriam quebrado a cerca de 160 decibéis. A 200 decibéis, a pressão seria suficiente para romper um pulmão e causar outros ferimentos internos. Isso causou confusão durante a Primeira Guerra Mundial, quando os soldados foram encontrados mortos apesar de não ter lesões externas óbvias. Assim, a cena clássica do filme do herói ser jogado por uma bola de fogo, apenas para levantar segundos depois, tocando levemente nos ouvidos, é uma mentira completa: na vida real, Rambo seria surdo e morto.


Combater o crime com ele
  Rápido, se lhe pedissem para deter um crime em uma estação de metrô, quem você contrataria? Um guarda de segurança? Um palhaço assustador? Um conserto de Mozart?
Muitos funcionários de negócios e da cidade começaram a bombear a música clássica para a rua em áreas de alta criminalidade, como estacionamentos, a fim de desencorajar a atividade criminal. O processo de pensamento é que a música é tão desagradável que as pessoas não querem ficar em torno dela. Mas também é baseada na ciência: quando você ouve a música que você não gosta, a sua produção de dopamina é suprimida, colocando-o em um mau humor e fazendo com que você queira evitar a área. Ou talvez ele só torne as pessoas mais dóceis e calmas. Seja qual for o caso, ele parece estar funcionando: Londres começou a tocar música clássica em suas estações de metrô em 2003, e dentro de um ano e meio, roubos e vandalismo caiu em um terço. E para todos os fãs de música country, sei que em algum lugar existe uma empresa que está usando a sua música favorita de propósito para irritar as pessoas e coloca –lás  fora de sua propriedade.


Transformá-lo num Laser
Lasers são muito legal, né? Um laser funciona através da emissão de luz em um comprimento de onda muito estreito. Esta é uma forma eficiente de se mover em torno de energia, e porque a luz viaja no vácuo, que pode ser usado em qualquer lugar. Devido a isso, os lasers só tinham sido sempre feitos de ondas de luz. As ondas sonoras, por outro lado, necessitam de um meio para percorrer, razão pela qual a ideia de usar o som em lasers parecia distante. Mas, em 2010, cientistas no Japão criou um dispositivo que emite estes "phasers" a 170 kHz, que é 8 vezes mais altos do que a frequência dos seres humanos podem perceber. Claro que isso não é tão excitante quanto um show de luz laser no museu, mas ele ainda tem aplicações úteis nos campos da medicina e computadores.

Curar uma ferida
Falando da medicina, se você se encontrou uma ferida aberta que precisa ser cauterizada? Simples: basta atirar-se com uma alta intensidade do feixe de ultra-som focalizado ! Um transdutor de HIFU é um dispositivo que pode ser usado para concentrar a energia acústica, tanto que ele cria calor, semelhante à forma como segurando uma lupa para o sol pode queimar um buraco na calçada. Como um professor de medicina da Universidade de Washington coloca, "Você basicamente pode fazer a mesma coisa com o ultra-som." O dispositivo pode aquecer uma área tão pequena como um grão de arroz a centenas de graus centígrados, e em um estudo que foi capaz de selar pulmões furados em suínos com uma taxa de sucesso de 95%, em dois minutos. Este é um grande passo para a cirurgia não invasiva. 

Volte no tempo
 Um dos novos campos mais interessantes da pesquisa histórica é chamado Archaeoacoustics e é basicamente o que parece: usando o som como uma ferramenta para o estudo da arqueologia. Cada quarto em sua casa tem um "som" diferente, já que, dependendo de como a sala é colocado para fora e que decorações ou na parede, você vai ter um certo eco que é única para a sala. A ideia aqui é que um local histórico vai ter um certo "som" para ele também. Então, os cientistas da Universidade de Salford, no Reino Unido decidiu descobrir o que soava como Stonehenge (E um alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado na Planície de Salisbury, Próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra).
Eles bateu balões e registrou a reverberação e ecos com um gravador de campo e, em seguida, analisaram ​​os resultados com um modelo de computador. Eles descobriram que Stonehenge foi um espaço bastante reflexivo, com um tempo de reverberação semelhante ao de uma sala de aula, devido às superfícies planas das pedras. Isso pode até ter contribuído para o seu significado espiritual no passado. E, graças à Internet, você pode ir visitar Stonehenge, sem sair de sua poltrona.


Navegue com ele (Se você é um pássaro)

Sabemos que muitos animais, como morcegos, navegam com ondas sonoras supersônicas. Mas, até recentemente, os cientistas não conseguiram descobrir exatamente como os pássaros eram capazes de voar em grandes distâncias e encontrar o seu caminho de volta para casa. Em 1997, 60 mil aves se perderam durante uma corrida de pombos da França para a Inglaterra, quando eles cruzaram o caminho de um jato Concorde. Em vez de pensar em voz alta por que as pessoas estavam utilizando milhares de pombos para o entretenimento, o geofísico Jonathan Hagstrum decidiu que o som de baixo nível feito pelo jato (imperceptível para os seres humanos), acabaram  bagunçando as “bússolas” das aves. Ao analisar uma série de estudos, Hagstrum concluiu que as aves criar "mapas de som" para navegar, e terreno irregular ou objetos feitos pelo homem podem alterar o curso de um pássaro por acidente.

Nos ajude curtindo o post!

Deixe seu comentário!