A relação entre o sono e a coceira no olho não existe. Ou seja, a coceira no olho não é por causa do sono e sim por causa do cansaço. Quando passamos o dia inteiro em nossas atividades, os olhos ficam atentamente abertos o tempo todo. Em diversas situações, como em frente do computador, nossos olhos ficam mais atentos e a concentração ajuda a diminuir as piscadas.
Piscar é importantíssimo, pois lubrifica os olhos e diminuem a sensação de coceira. Só que, quanto mais cansados ficamos, mais a mucosa da parte interna dos olhos ressecam diminuindo a lubrificação. Isso resulta naquela coceirinha que parece ser causada pelo sono. Nestes casos coçar alivia, pois induz a atividade das glândulas lacrimais o que acaba lubrificando os olhos tirando a sensação de comichão.
Apesar de ser uma coceirinha gostosa, é preciso evitar coçar os olhos, pois, nossos dedos muitas vezes não estão limpos e carregam diversas sujeiras microscópicas que podem piorar a coceira e desencadear um processo alérgico ou inflamatório. O resultado é aquele olho vermelho, inchado e dolorido.
Nossos olhos coçam porque perdem a lubrificação quando estamos cansados!